Nova rodada de pagamentos para esta lista de beneficiários do INSS
A medida de antecipação do 13º salário para pensionistas e aposentados do INSS foi anunciada recentemente pelo Governo Federal. Esta ação vem para aliviar as finanças de cerca de 33 milhões de brasileiros, proporcionando um importante suporte econômico, principalmente em um momento de recuperações e incertezas financeiras.
As primeiras parcelas já começaram a ser pagas em abril, e a continuidade dos pagamentos tem datas e detalhes específicos, que beneficiam tanto quem ganha um salário mínimo quanto aqueles com rendimentos superiores.
Esta antecipação, que proporciona um alívio financeiro significativo, é destinada a diversos grupos de beneficiários do INSS. Entre eles, estão os aposentados e as pessoas que recebem pensão por motivos de morte, beneficiários com auxílios de incapacidade temporária, acidentes e reclusão, além dos que são beneficiados pelo salário-maternidade, cujo 13º é calculado proporcionalmente ao período de recebimento.
Calendário de pagamentos da antecipação do 13º salário do INSS
A segunda parcela do 13º salário teve início em 24 de maio, estendendo-se até 7 de junho. O calendário de pagamento é dividido conforme o valor recebido pelo beneficiário e o último número do seu NIS (Número de Identificação Social):
Segunda parcela para quem ganha até 1 salário mínimo:
- Final do benefício 1: pagamento em 24 de maio;
- Final do benefício 2: pagamento em 27 de maio;
- Final do benefício 3: pagamento em 28 de maio;
- Final do benefício 4: pagamento em 29 de maio;
- Final do benefício 5: pagamento em 31 de maio;
- Final do benefício 6: pagamento em 03 de junho;
- Final do benefício 7: pagamento em 04 de junho;
- Final do benefício 8: pagamento em 05 de junho;
- Final do benefício 9: pagamento em 06 de junho;
- Final do benefício 0: pagamento em 07 de junho.
Segunda parcela para quem ganha acima de 1 salário mínimo:
- Final do benefício 1 e 6: pagamento em 03 de junho;
- Final do benefício 2 e 7: pagamento em 04 de junho;
- Final do benefício 3 e 8: pagamento em 05 de junho;
- Final do benefício 4 e 9: pagamento em 06 de junho;
- Final do benefício 5 e 0: pagamento em 07 de junho.
Para mais detalhes e informações atualizadas, os beneficiários devem consultar o site ou aplicativo Meu INSS ou entrar em contato direto através do número 135. Vale lembrar que beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), tanto aposentados quanto deficientes de baixa renda, não têm direito ao 13º salário.
Como se planejar para utilizar o 13º salário de maneira eficiente
Com a liberação antecipada do 13º salário pelo INSS, é crucial que os beneficiários planejem cuidadosamente a melhor forma de utilizar este recurso adicional. Considerar o pagamento de dívidas, a realização de compras essenciais ou até mesmo a poupança para futuras necessidades são passos importantes para um planejamento financeiro equilibrado.
Este suporte adicional vem em um momento chave, onde a economia começa a dar sinais de recuperação, e o reforço no orçamento pode ajudar muitos a respirar mais aliviados. Planejando cuidadosamente, os beneficiários podem garantir não apenas a cobertura de gastos imediatos, mas também se preparar melhor para o futuro.