Nova forma de multar é “invisível” e pode flagrar carros em TODAS as regiões
Para conter as infrações de trânsito em Campo Grande, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran) iniciou, nesta segunda-feira (8), a aplicação de multas com o auxílio de drones para os motoristas que desrespeitarem as leis.
Essa nova forma de fiscalização já foi testada em blitz educativas durante a semana passada, nas principais vias da cidade com alto fluxo de veículos, conforme relatado pelo BPMTran.
“As principais infrações verificadas pelo drone são aquelas ligadas as regras de circulação as quais são as principais causadoras de acidentes no trânsito de nossa cidade, como por exemplo, o desrespeito a sinalização semafórica, uso de telefone celular, ultrapassagens e conversões em locais proibidos. Mas qualquer infração, exceto as que necessitam da abordagem do agente de fiscalização de trânsito, podem ser constatadas”, destacou Carlos Augusto Regalo, Comandante do BPMTran.
Durante essas operações, a equipe do Batalhão de Trânsito patrulhou locais como a Avenida Afonso Pena, Avenida Três Barras, Rua 14 de Julho, Rua Rui Barbosa, Rua 13 de Maio, Avenida Costa e Silva, Rua Bahia e Avenida Toros Puxian.
No entanto, somente a partir desta semana, as infrações capturadas pelas imagens dos drones serão registradas para aplicação das penalidades aos motoristas.
Inicialmente, essa forma de fiscalização será implementada apenas em avenidas e ruas que já contam com indicações por meio de placas de videomonitoramento. No entanto, a intenção é expandir essa tecnologia para as principais vias de acesso aos bairros da cidade no futuro.
O uso dos drones amplia consideravelmente o alcance visual dos fiscais de trânsito, possibilitando a observação de irregularidades a distâncias consideráveis. Além disso, permite coibir ultrapassagens indevidas nos semáforos e outras infrações, ampliando a eficiência da fiscalização.