Ministério do Bolsa Família convoca todos beneficiários com urgência
O Programa Bolsa Família, uma iniciativa essencial para o bem-estar social no Brasil, tem como objetivo apoiar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Este programa é um suporte importante que permite que essas famílias tenham acesso a itens básicos, como alimentação, saúde e educação, e, assim, melhorem suas condições de vida.
No entanto, recentemente, o programa tem enfrentado ameaças de fraudes e golpes, que têm prejudicado diretamente os beneficiários.
Para fazer face a esta situação, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) emitiu um alerta para todos os beneficiários, orientando sobre medidas de segurança e instruções para contestar possíveis fraudes.
Entenda a urgência da situação
A convocação do MDS deve ao aumento de golpes específicos aos beneficiários do Bolsa Família. As fraudes geralmente envolvem retiradas não autorizadas de contas dos beneficiários, feitas de maneira ilegal por meio de acesso a dados pessoais. Entre os golpes mais comuns, estão:
- Mensagens falsas: Os golpistas enviam mensagens com links falsos, solicitando dados pessoais e senhas bancárias.
- Chamadas de telefone suspeitas: Alguns fraudadores ligam-se por representantes do programa, solicitando dados pessoais.
- Sites falsos: Páginas online que imitam o site da Caixa Econômica Federal ou do programa Bolsa Família para obter informações dos beneficiários.
Para evitar esse tipo de golpe, o MDS recomenda que os beneficiários sigam as diretrizes oficiais e utilizem apenas os canais de comunicação autorizados.
Canais de contato oficial para contestação de transações indevidas
Caso um beneficiário perceba uma transação indevida em sua conta do Bolsa Família, existem três alternativas principais para realizar uma contestação junto à Caixa Econômica Federal:
- Agência da Caixa Econômica Federal: O beneficiário pode dirigir-se diretamente a uma agência, apresentando documentos de identificação, como CPF e RG. Um atendente irá auxiliar no processo de contestação da transação.
- Aplicativo Caixa TEM: Por meio do app Caixa TEM, é possível contestar a transação de forma rápida e prática. A contestação é processada em até 10 dias úteis após a solicitação.
- SAC Caixa – Telefone 0800 726 0101 (opção 6): Entrando em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Caixa, o beneficiário pode escolher a opção 6 e falar com um atendente que fará a verificação necessária e registrará a contestação.
Além dessas opções, o MDS orienta que o beneficiário registre um boletim de ocorrência, ou que possa ser feito presencialmente ou online, caso se suspeite de uma violação de dados pessoais.
Como o MDS e a Caixa orientam a segurança e comunicação oficial
Para evitar que as famílias sejam vítimas de golpes, o MDS esclarece que a comunicação do Bolsa Família é feita exclusivamente por meio dos canais oficiais. Veja algumas orientações para que os beneficiários reconheçam as comunicações autênticas:
- Aplicativo oficial do programa Bolsa Família e extratos bancários: Todas as atualizações e comunicações do programa são feitas via aplicativo oficial e pelos extratos bancários.
- Orientações aos estados e municípios: As orientações do Bolsa Família são repassadas primeiro aos estados e municípios por meio de canais oficiais, evitando a divulgação de informações falsas ou não verificadas.
- Ausência de contatos telefônicos: O Bolsa Família nunca realiza contatos telefônicos para tratar de transações ou coletar dados pessoais dos beneficiários.
A segurança das informações e a prevenção de fraudes dependem da colaboração entre o governo e a população.