Ministério do Bolsa Família alerta para quem vai a agência sacar benefício

Recentemente, uma informação falsa circulou entre os beneficiários do Bolsa Família, causando confusão e lotação em agências bancárias e lotéricas, especialmente em municípios do interior do Pará.

A notícia errônea afirmava que os beneficiários só poderiam sacar o auxílio no sábado, 19, levando muitos a se aglomerarem em busca do pagamento. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) veio a público esclarecer a situação.

Esclarecimento do Ministério

O MDS desmentiu a informação falsa e confirmou que os pagamentos dos programas Bolsa Família e Auxílio Gás podem ser realizados ao longo dos próximos seis meses.

Isso significa que os beneficiários têm um período amplo para realizar os saques, evitando a necessidade de correria e aglomerações desnecessárias.

Detalhes dos pagamentos

O saque está disponível para famílias de 140 municípios do Pará até março de 2025. Apesar da inclusão de diversas localidades, quatro cidades ainda não foram detalhadas pelo Ministério, o que deixou alguns beneficiários sem clareza sobre sua situação.

Devido à crise climática que afeta a região, resultando em secas severas nos rios do Pará, o MDS optou por unificar os auxílios em algumas cidades. Essa medida visa amenizar os impactos dos desastres naturais sobre a população mais vulnerável.

Flexibilidade nos saques

Uma das novidades dessa nova abordagem é a quebra do calendário escalonado, que anteriormente condicionava os saques ao último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

Agora, os beneficiários poderão utilizar os recursos recebidos no primeiro dia de transferências, o que proporciona maior flexibilidade e facilita o acesso ao auxílio.

Para evitar mal-entendidos e garantir que os cidadãos tenham acesso a informações corretas, o MDS orientou que, em caso de dúvidas, os beneficiários devem:

  • Entrar em contato com a ouvidoria: O Disque Social 121 está disponível para que os cidadãos possam tirar suas dúvidas sobre o programa e suas regras.
  • Buscar informações no Portal do MDS: A página oficial do MDS, www.gov.br/mds, é uma fonte confiável para consultas sobre benefícios, calendários de pagamento e outras informações relevantes.

A responsabilidade de combater a desinformação é compartilhada por todos. Portanto, beneficiários devem sempre procurar fontes confiáveis e se informar adequadamente sobre seus direitos e opções de auxílio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.