Milhões de brasileiros estão com o nome sujo no Serasa e não fazem ideia
Uma pesquisa realizada pela Serasa revelou que 57 milhões de consumidores brasileiros estão endividados, mas não têm conhecimento da situação. O principal motivo é a falta de monitoramento do CPF ou CNPJ, o que impede que essas pessoas acompanhem suas pendências financeiras.
Entre os consumidores em situação de inadimplência, 19 milhões já tiveram o nome negativado e foram incluídos no cadastro de devedores. Isso significa que estão impedidos de obter crédito ou contratar serviços financeiros.
No Rio de Janeiro, o levantamento apontou que 5 milhões de pessoas desconhecem suas dívidas, sendo que mais de 2 milhões já estão com restrições.
Prazo para renegociação termina em breve
Segundo Lucas Tosati, especialista em educação financeira da Serasa, consumidores que possuem pendências poderiam ter aproveitado uma oportunidade para acessar condições especiais de renegociação oferecidas por instituições como bancos, operadoras de cartão de crédito, universidades e securitizadoras – empresas que compram dívidas e as transformam em títulos negociáveis – até a última segunda-feira (31).
Para Tosati, o desconhecimento sobre dívidas tem diversas origens:
“Pode ocorrer por falta de monitoramento, dados cadastrais desatualizados e, de forma mais ampla, pela desinformação financeira. Muitos consumidores e até empreendedores só descobrem suas pendências no momento em que tentam contratar crédito, seja um financiamento, crediário, cartão de crédito ou empréstimo pessoal”, explica Lucas.
A recomendação dos especialistas é que os consumidores façam consultas regulares ao CPF ou CNPJ para evitar surpresas e garantir maior controle sobre suas finanças pessoais.
Com informações da Agência Brasil