Mensagem mais antiga da história humana pode ter sido encontrada em garrafa
Uma mensagem engarrafada encontrada por uma banhista em uma praia de Nova Jersey pode ser a mais antiga do mundo. O objeto foi descoberto em julho e, segundo análises, pode ter sido lançado ao mar em 1876.
A descobridora, Amy Smyth Murphy, relatou ao ABC7 New York que chamou a atenção pela cor azulada da garrafa. A mensagem contida na garrafa exibe a inscrição “Barr & Brother Philadelphia”, alinhando-se a itens de antiquário fabricados pela mesma empresa no final do século XIX.
Murphy, que atua como designer de cartões comemorativos, documentou a abertura da garrafa em um vídeo publicado no TikTok, e compartilhou detalhes de sua pesquisa sobre a origem da mensagem.
O conteúdo da garrafa inclui uma nota manuscrita e um cartão de visita de uma fábrica de móveis, identificado como “W.G. & J. Klemm”. A nota faz referência a uma viagem do “Yacht Neptune” de Atlantic City em 6 de agosto de 1876.
Pesquisa realizada em arquivos da Filadélfia confirmou a existência da empresa Klemm e do iate Neptune, construído em 1874 por Samuel P. Gale em Atlantic City. Murphy especula que a data mencionada na nota se refere à viagem do iate naquela data específica.
Caso a autenticidade seja confirmada, a mensagem poderá ultrapassar o recorde atual de uma garrafa encontrada na Austrália com 132 anos. A verificação da autenticidade está em processo com o Guinness World Records, embora o resultado possa levar vários meses.
Ainda não está definido quem escreveu a mensagem. Murphy descobriu que o Capitão Gale conduzia o iate ao longo da costa de Atlantic City, mas a autoria da mensagem permanece desconhecida, podendo ter sido feita por ele ou por um dos passageiros.