Mais pessoas agora poderão se inscrever no Bolsa Família

O Programa Bolsa Família acaba de passar por uma importante ampliação. Agora novos grupos prioritários foram inclusos no programa de transferência de renda do Governo Federal.

A ampliação foi oficializada pela Portaria nº 1.907/2025, publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e tem como objetivo aumentar o benefício para famílias mais vulneráveis.

Quais são os novos grupos prioritários do Bolsa Família?

Com a atualização, novos perfis familiares passam a ser priorizados no momento da entrada no programa. Agora, podem pleitear o Bolsa Família os seguintes grupos:

  • Famílias com pelo menos uma pessoa em situação de rua

A intenção é oferecer suporte financeiro que contribua para a reconstrução de vínculos sociais e ajude na superação dessa condição tão extrema.

  • Famílias com integrantes em risco social por violação de direitos

Esse grupo é abarcado pelos casos de abandono, negligência ou violência. Essas situações são identificadas por meio do Prontuário Eletrônico do Sistema Único de Assistência Social (Prontuário SUAS), permitindo que a política pública alcance quem está mais exposto a situações de desamparo.

  • Famílias em risco de insegurança alimentar

Núcleos familiares que estão enfrentando fome iminente ou desnutrição, segundo os dados do Ministério da Saúde, agora terão acesso mais rápido ao programa, recebendo o apoio necessário para garantir uma renda mínima e condições mais dignas de vida.

É importante destacar que os critérios de renda e a exigência de estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) não mudaram.

A principal novidade está na ampliação dos grupos considerados prioritários, o que representa um passo importante para tornar o Bolsa Família mais justo e mais eficaz na proteção dos brasileiros em maior risco social

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.