Mais de 33 milhões receberam salário duplicado neste ano
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que os aposentados e pensionistas que começaram a receber benefícios a partir de junho de 2024 terão o 13º salário pago em parcela única no mês de novembro. A liberação do pagamento segue o calendário habitual dos benefícios, iniciando-se em 25 de novembro.
Navegue Aqui
Pagamento antecipado para a maioria dos beneficiários em 2024
Em abril e maio, o INSS já antecipou o pagamento do 13º salário para mais de 33 milhões de beneficiários, uma prática que vem sendo adotada desde 2020, início da pandemia de Covid-19.
Esse benefício inclui quem recebe aposentadoria, pensão e auxílios por incapacidade como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente.
Pagamento proporcional para benefícios temporários
Para os beneficiários de auxílio-doença e auxílio-acidente, que têm caráter temporário, o 13º salário será calculado de forma proporcional, considerando o número de meses de recebimento do benefício até a data de depósito da gratificação natalina.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS
O 13º salário do INSS é garantido a segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte e outros benefícios previdenciários e assistenciais por incapacidade.
Em novembro, os novos beneficiários terão acesso à gratificação natalina em parcela única, de acordo com o calendário específico de pagamento do instituto.
Calendário do 13º do INSS 2024
Para consultar as datas exatas de pagamento, o segurado pode acessar o site Meu INSS, onde encontrará o calendário atualizado e informações sobre futuros depósitos.
Vale destacar que as datas exatas podem variar de acordo com a empresa, mas a lei determina um prazo limite para o depósito de cada parcela. Confira os dias de pagamento, de acordo com O Globo:
- A primeira parcela (ou parcela única): até o dia 30 de novembro de 2024.
- A segunda parcela: até o dia 20 de dezembro de 2024.