Labirinto do ‘minotauro’ é encontrado por cientistas e mistério prevalece
Um dos mitos mais conhecidos da Grécia é a história do Minotauro, uma criatura descrita como tendo corpo de homem e cabeça de touro, que foi aprisionada em um labirinto na ilha de Creta e derrotada pelo herói Teseu.
Embora o mito do Minotauro não tenha comprovação histórica, as estruturas labirínticas mencionadas na lenda têm base real, como revelaram escavações arqueológicas no final do século 19, especialmente no sítio de Cnossos.
Descoberta de arqueólogos sobre o ‘minotauro’
Recentemente, arqueólogos descobriram uma estrutura antiga que se assemelha ao lendário labirinto do Minotauro. A descoberta ocorreu durante a construção de um sistema de radares para o aeroporto de Heraklion, em junho deste ano, conforme relatado pelo Ministério da Cultura da Grécia.
Após a identificação da estrutura, que foi chamada de Estrutura Circular da Colina Papoura, as autoridades decidiram interromper a construção do aeroporto para dar prioridade às escavações.
A estrutura, localizada na Colina Papoura, a 487 metros de altitude, foi investigada por arqueólogos, que identificaram o possível labirinto.
O local, composto por seis anéis espirais de pedra com quase 1,5 metros de altura e dividido em quatro zonas, tem 15,2 metros de diâmetro. Embora ainda não haja evidências conclusivas sobre a finalidade da estrutura, os arqueólogos descartaram a ligação direta com o Minotauro do mito grego.
No entanto, a presença de ossos de animais sugere que o espaço pode ter sido utilizado para rituais de oferendas.