Jornal Nacional confirma NOVA lei do INSS que afeta todos aposentados
No dia 25 de agosto do ano passado, Renata Vasconcellos interrompeu o Jornal Nacional, da Globo, para anunciar uma importante mudança nas regras do INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atende mais de 39 milhões de beneficiários que usufruem dos benefícios da aposentadoria.
Assim, é essencial estar atento às novas regras e até mesmo às pequenas alterações do INSS. No ano passado, Renata Vasconcellos atualizou o público sobre a automação no atendimento do INSS.
“Uma iniciativa do INSS para tentar acelerar a concessão de benefícios acabou criando um embaraço. Com um aumento da automação do atendimento, passar informações pela internet virou um problema para muitos brasileiros”, começou a âncora do JN.
A notícia impactou diretamente os aposentados, pois a transmissão de informações pela internet se tornou um desafio para o instituto. Contudo, o grande problema da automação é que nem sempre os beneficiários conseguem obter a aposentadoria de forma antecipada.
A reportagem do Jornal Nacional revelou que 4 em cada 10 pedidos de benefícios foram analisados pelo sistema automatizado.
O INSS explicou que o sistema cruza as informações fornecidas pelos beneficiários com dados de outros órgãos. Porém, a falta de atualização dos bancos de dados pode prejudicar o processo de aposentadoria.