Jacarés nas avenidas alagadas do Rio Grande do Sul podem atacar animais de estimação?
A situação do Rio Grande do Sul está deixando todos os brasileiros apreensivos, não só pelos humanos que moram nas cidades em estado de calamidade, como também pelos outros seres vivos. Além das enchentes, outra circunstância chamou atenção: jacarés transitando pela cidade de Porto Alegre.
Os animais foram avistados por voluntários em Porto Alegre quando estavam realizando suas ações solidárias. Essa situação é devido à alteração do fluxo das águas, que teve como resultado a perda de rumo de muitos seres, além de jacarés.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), focada em animais silvestres, emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido:
“Ele não é agressivo e apenas ataca se for para se defender. Assim como nós, humanos, os animais também estão enfrentando situações estressantes neste momento, portanto, evite a aproximação e não agrida a nossa fauna. Neste momento todos servidores estão trabalhando, seja atendendo desabrigados, resgatando bichos selvagens em áreas secas ou outras emergências. Jacaré, na água, é mais difícil de remover – todos barcos estão focados em transportar pessoas e mantimentos. Reforçamos que não é para ter pessoas em áreas alagadas. Os avisos foram dados. Se tem água o bastante pra conectar com outros rios e jacaré nadar livremente, não é para ter pessoas no local”.
Mas, afinal, eles podem atacar pets?
Diversos animais de estimação foram abandonados e quando os jacarés foram avistados uma das preocupações era o ataque deles contra esses pets. Entretanto, nenhum confronto foi registrado pelos voluntários e pela equipe de comunicação.
Os jacarés e outros animais silvestres que perderam seu rumo também estão passando por momentos de estresse e, por isso, podem se proteger para sobreviver a este período complicado para todos. É importante lembrar que os pets são parte dos planos de resgate e sua maioria está em um local de segurança.
As autoridades não recomendam a caça dos animais, pois mesmo com a possibilidade de ataque, ela ainda é remota. Equipes estão fiscalizando os locais onde os jacarés foram encontrados para solucionar da melhor maneira, retirando-os com segurança, sem causar mais estresse ao animal e sem acidentes.