INSS Patrocínio (MG) – Endereço da Agência, Telefone, E-mail e Informações
A Agência da Previdência Social de Patrocínio, situada em Minas Gerais, é uma peça fundamental na prestação de serviços previdenciários para a população local. Integrando a rede do INSS no Brasil, esta agência se empenha em oferecer um atendimento de qualidade, assegurando aos cidadãos o acesso a benefícios e serviços essenciais.
Localização e Contato
Localizada na Avenida João Alves do Nascimento, número 2264, no bairro Nossa Sra. de Fátima, com CEP 38740-000, a agência é facilmente acessível aos moradores da região. Para contato direto, o e-mail é aps11029040@inss.gov.br e o telefone é (34) 3318-4094.
Horário de Funcionamento
O horário de funcionamento da agência é das 7h às 13h de segunda a sexta-feira, permanecendo fechada nos finais de semana. É recomendado verificar possíveis mudanças nos horários, especialmente durante feriados ou eventos especiais.
Serviços Oferecidos
A agência de Patrocínio disponibiliza uma ampla variedade de serviços previdenciários, como orientação para aposentadoria, emissão de extratos de pagamento, informações sobre contribuições previdenciárias, entre outros. A equipe está qualificada para fornecer um atendimento detalhado, atendendo às necessidades dos beneficiários.
Como Funciona o Atendimento?
Atendimento Espontâneo
O atendimento espontâneo é realizado para serviços mais simples e diretos, sem a necessidade de agendamento prévio. Este tipo de atendimento inclui triagem e Autoatendimento Orientado.
Atendimento Agendado
Para a maioria dos serviços, é necessário agendar um horário. Isso pode ser feito através da Central 135, diretamente na agência ou pelo aplicativo Meu INSS.
Atendimento Simplificado
O Atendimento Simplificado abrange serviços como:
- Bloqueios/desbloqueios de benefícios para empréstimos consignados.
- Bloqueio/desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato.
- Alteração de local ou forma de pagamento.
- Orientações e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários.
- Protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos.
- Retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).
- Devolução de documentos.
- Recurso especial ou incidente (alteração de acórdão).
- Juntada de documentos em requerimento “Em Análise”.
- Retirada de histórico de atendimento de chat ou Central 135.
- Pensões vitalícias da síndrome da talidomida e do seringueiro, e pensão especial de Caruaru.
Atendimento Específico
Para casos mais complexos, é necessário o Atendimento Específico. Inclui serviços como:
- Reativação de BPC após atualização do CadÚnico.
- Ciência sobre a necessidade de inscrição no CadÚnico.
- Consulta de consignação administrativa em benefícios.
- Correção de erros em sistemas.
- Solicitação da Contestação de NTEP.
- Recurso Ordinário (Inicial) e Especial ou Incidente (Alteração de Acórdão).
- Casos não solucionáveis pelos canais remotos ou orientação para comparecimento no INSS.
Serviços Online e Agendamento
Diversos serviços da agência de Patrocínio podem ser acessados online através do portal Meu INSS ou agendados pelo telefone 135.
FAQ – Perguntas Frequentes
Tem que agendar para ir no INSS?
Sim, é necessário agendar para a maioria dos serviços no INSS, que pode ser feito pela Central 135, diretamente na agência ou pelo aplicativo Meu INSS. Alguns serviços, entretanto, podem ser realizados de forma espontânea.
Qual é o número do ZAP do INSS?
O INSS não oferece um serviço de atendimento via WhatsApp. Para contato, é necessário usar o telefone da Central 135, o e-mail da agência ou o aplicativo Meu INSS.
Como entrar em contato com o INSS pelo celular?
O contato com o INSS pelo celular pode ser feito através do aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones, ou ligando para a Central 135.
Qual o horário de funcionamento do INSS?
O horário de funcionamento da Agência do INSS em Patrocínio é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Recomenda-se verificar alterações nos horários.