Inscrições abertas para o Pé-de-Meia Licenciatura; veja como se cadastrar
Os estudantes aprovados em cursos presenciais de licenciatura para o ano letivo de 2025 já podem se cadastrar no Pé-de-Meia Licenciaturas, programa que oferece bolsas de incentivo para formação de professores. O processo de inscrição exige que os interessados realizem o cadastro de dados e estejam entre os selecionados em um dos três processos seletivos do Ministério da Educação (MEC).
As modalidades de ingresso que garantem acesso ao programa são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para participar, os candidatos devem cadastrar seu currículo na Plataforma Freire, mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), até 30 de março. As inscrições começaram na última segunda-feira (17) e são gerenciadas pela Capes, órgão vinculado ao MEC.
Objetivo e benefícios do Pé-de-Meia Licenciaturas

O programa busca incentivar a entrada, permanência e conclusão de cursos de licenciatura, além de contribuir para a qualificação da formação docente. Para 2025, o MEC prevê a concessão de até 12 mil bolsas para estudantes beneficiários do Pé-de-Meia Licenciaturas.
A iniciativa faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 14 de fevereiro, e tem como foco estimular o ingresso de estudantes com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é reverter a baixa adesão aos cursos de formação docente e fortalecer a área da educação básica no país.
Como participar do Pé-de-Meia Licenciaturas?
Os interessados podem realizar a inscrição diretamente no site do Sisu. As vagas contempladas pelo programa estarão identificadas com um selo especial, facilitando o reconhecimento pelos candidatos.
Critérios para concorrer à bolsa
- Ter sido aprovado em um curso de licenciatura presencial por meio do Sisu, Prouni ou Fies;
- Alcançar média igual ou superior a 650 pontos no Enem 2024;
- Cadastrar o currículo na Plataforma Freire da Capes;
- A inscrição não garante a concessão da bolsa;
- O resultado final será divulgado em 14 de abril;
- Os pagamentos das bolsas começam em 1º de maio.
Com a implementação do Pé-de-Meia Licenciaturas, o MEC busca reduzir a evasão nos cursos de licenciatura e ampliar o número de professores qualificados no Brasil.