Idosos não vão mais conseguir fazer DOC nas transferências bancárias
O tradicional método de transferência bancária conhecido como Documento de Ordem de Crédito (DOC) está prestes a ser descontinuado. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que, a partir das 22h do dia 15 de janeiro, o uso do DOC para emissão e agendamento foi restrito, sendo completamente encerrado em 29 de fevereiro deste ano.
Além do DOC, as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), antes utilizadas principalmente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, também serão descontinuadas devido ao declínio de sua utilização com a popularização de métodos de pagamento instantâneos, como o Pix.
Impacto do Pix nos métodos de transferências tradicionais
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, explicou que a decisão de encerrar essas modalidades se deve ao baixo interesse dos brasileiros em utilizá-las. Desde a sua criação em 1985, o DOC perdeu espaço para opções mais rápidas e econômicas de transferência, especialmente após o lançamento do Pix em 2020.
“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, destacou Faria.
Dados levantados pelo Banco Central sobre DOC e TEC
De acordo com levantamento da Febraban com base em dados do Banco Central, as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 totalizaram apenas 18,3 milhões, representando uma parcela mínima das 37 bilhões de transações realizadas no ano.
Comparativamente, o DOC ficou muito atrás de outras formas de pagamento como cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boletos (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, que liderou com 17,6 bilhões de transações.
Tanto no DOC quanto na TEC, o valor máximo das transações é de até R$ 4.999,99 e pode ser agendado para beneficiar contas em diferentes bancos.
Principais diferenças entre DOC e TEC
Enquanto as transações feitas por meio do DOC são concluídas no dia seguinte ao recebimento da ordem pelo banco, a TEC garante a transferência de recursos até o final do mesmo dia em que a ordem foi emitida.
A principal diferença entre as operações é que a TEC permite que o remetente envie recursos para várias contas simultaneamente, o que não é possível no caso do DOC.
Quanto às tarifas, cada banco define o valor cobrado pelas transações em seus diversos canais de atendimento ao cliente.