Governo vai aumentar o salário de servidores públicos a partir de maio
O governo federal confirmou nesta quinta-feira (27) que o reajuste salarial dos servidores públicos será incluído na folha de abril, com pagamento previsto para 2 de maio. A medida aguardava a aprovação do Orçamento Geral da União de 2025, sancionado na semana passada pelo Congresso Nacional.
A Medida Provisória (MP) 1.286, que estabeleceu os reajustes salariais negociados ao longo de 2024, será prorrogada por mais 60 dias a partir de 2 de abril.
No entanto, o governo pretende enviar um projeto de lei (PL) para substituir a MP e consolidar os aumentos de forma definitiva.
Enquanto o PL não for aprovado, a MP seguirá em vigor, garantindo os efeitos do reajuste, conforme informou o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Pagamentos retroativos a janeiro
Os servidores públicos receberão o reajuste de forma retroativa a janeiro, cobrindo as diferenças salariais acumuladas desde o início do ano.
Já os ocupantes de cargos comissionados e funções gratificadas também foram contemplados pela medida, mas os valores serão pagos a partir de 1º de fevereiro, e não de 1º de janeiro.
O governo destacou que, após a sanção do Orçamento, serão realizados os ajustes operacionais necessários para garantir o pagamento do salário reajustado e dos valores retroativos na folha de abril, com depósito no dia 2 de maio.