Gov.br emite alerta urgente para todos beneficiários do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não utiliza terceiros para concessão de salário-maternidade e quaisquer outros serviços.
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que a solicitação do benefício é gratuita e deve ser feita diretamente pelos canais do instituto, como o aplicativo Meu INSS.
“O INSS não utiliza intermediários para concessão de quaisquer benefícios. Todos são gratuitos e podem ser acessados por meio do aplicativo ou site Meu INSS e pela Central de Atendimento 135”, explica o órgão previdenciário.
O que é o salário-maternidade?
O salário-maternidade é um benefício destinado a trabalhadoras que deram à luz ou adotaram um filho, desde que tenham realizado pelo menos 10 contribuições à Previdência antes da gravidez ou do processo de adoção.
O valor varia de acordo com a beneficiária, sendo calculado com base na média dos últimos salários recebidos na maioria dos casos.
Polêmicas e falas equivocadas sobre o salário-maternidade envolvendo influenciadores digitais
Após diversas polêmicas envolvendo influenciadores digitais que têm recomendado a contratação de uma assessoria especializada para obter o salário-maternidade, muitas pessoas começaram a se perguntar sobre o benefício, que pode ser obtido gratuitamente através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Nos casos que as seguradas necessitem de auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busquem auxílio de um (a) advogado (a) devidamente registrado (a) na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou Defensoria Pública, sendo esta uma alternativa para as pessoas que não têm condições financeiras para contratar um advogado”, explica o site oficial do Gov.br.
Evite cair em golpes na web
É preciso estar atento(a) a sites e redes sociais que prometem facilitar o acesso ao salário-maternidade, pois muitos deles não são canais oficiais e podem representar uma ameaça à segurança dos seus dados pessoais.
Como dito anteriormente, o INSS não utiliza intermediários para conceder esse benefício e nunca solicita o pagamento de multas ou valores adiantados para liberar o salário-maternidade.
É fundamental lembrar que não se deve fornecer informações pessoais, como CPF, nome, data de nascimento, entre outros, em sites cuja origem não seja conhecida e confiável.