Google vai acabar com felicidade dos ladrões usando este lançamento chocante
“Modo ladrão”? O Google revelou um novo recurso destinado a bloquear automaticamente a tela de smartphones Android em caso de roubo ou furto. [Veja vídeo no fim da matéria].
De acordo com a ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou cerca de 1 milhão de roubos de celulares em 2022. Isso equivale a 1,9 por minuto. Esse número representa um aumento de 16,6% em relação a 2021.
A funcionalidade, anunciada nesta terça-feira (11), será implementada a partir de julho deste ano. Veja mais detalhes a seguir.
Entenda como acontecerá a detectção de roubo de celulares pela Google
Denominada “bloqueio por detecção de roubo”, a tecnologia foi desenvolvida pela subsidiária da big tech em Belo Horizonte.
O bloqueio é acionado por um mecanismo que utiliza inteligência artificial para avaliar a probabilidade de que o aparelho tenha sido roubado, detectando se alguém o pegou e saiu correndo, seja a pé, de bicicleta ou de carro.
“Se um movimento comumente associado a furto ou roubo for detectado, a tela do seu telefone será bloqueada rapidamente – o que pode ajudar a evitar que os ladrões acessem facilmente seus dados”, destacou a big tech americana.
O bloqueio de tela é simples e pode ser desativado por meio de reconhecimento biométrico ou senha. Ao desbloquear o dispositivo, o usuário será informado de que o bloqueio automático foi ativado como medida de segurança.
“O feedback dos usuários brasileiros inspirou esses recursos [do Android] contra furto e roubo, e o país será também o primeiro a testá-los”, explicou Fábio Coelho, diretor do Google no Brasil, em um artigo publicado na plataforma.
“Falsos positivos”
De acordo com o Google, o recurso pode inicialmente gerar alguns bloqueios indesejados, pois foi programado para priorizar a detecção de possíveis roubos, resultando em mais falsos positivos.
No entanto, em situações reais de roubo ou furto, a funcionalidade promete ser uma ferramenta valiosa para as vítimas.