Fim do mundo? Rio Grande do Sul registra pedras de granizo do tamanho de ovos
A recente tempestade que atingiu várias cidades do Rio Grande do Sul deixou um rastro de destruição caracterizado, principalmente, por pedras de granizo do tamanho de ovos de galinha. Diversas residências foram afetadas, com danos significativos a várias estruturas.
Em Pinhal Grande, a situação foi tão grave que moradores locais conseguiram fotografar as enormes pedras de granizo, comparáveis a ovos de galinha. Um morador divulgou imagens de seu pátio completamente coberto pelo gelo, demonstrando a intensidade do fenômeno na área.
No município de Arroio do Tigre, a prefeitura descreveu o cenário como um “prejuízo enorme”, estimando que cerca de 90% da cidade foi afetada de alguma forma. Para mitigar os danos, lonas foram distribuídas entre os moradores que tiveram suas casas danificadas pelo granizo.
Em Bento Gonçalves, na Serra, aproximadamente 50 residências sofreram destelhamentos devido ao tamanho e à intensidade das pedras de granizo. Equipes municipais de emergência se mobilizaram rapidamente para limpar as ruas e desobstruir bocas de lobo, que ficaram entupidas com folhas e pedras de gelo.
Previsões meteorológicas após o temporal
Segundo informações da Climatempo Meteorologia, após a passagem dessa forte tempestade, espera-se que o tempo continue instável, com mais chuvas e temporais previstos, especialmente nas regiões Noroeste, Norte e Serra do estado. Contudo, algumas áreas, como a Fronteira Oeste, Campanha e Sul devem experimentar uma melhora, com o retorno do sol apesar da presença de algumas nuvens.
Ademais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre o declínio de temperatura em todo o estado. A previsão é que as temperaturas caiam entre 3ºC e 5ºC na metade Norte, enquanto na metade Sul, o declínio pode ser ainda maior, passando dos 5ºC. Tais mudanças aumentam o risco de novos transtornos.