Fevereiro de Oportunidades: Mutirões do INSS para BPC/Loas na Baixada Fluminense
No mês de fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se esforça em oferecer suporte e acesso aos benefícios previdenciários para aqueles que mais concedem. Três mutirões estão programados para ocorrer na Baixada Fluminense, especificamente específicos para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) destinado a pessoas com deficiência.
Estes eventos representam uma oportunidade importante para aqueles que dependem do BPC/Loas para garantir a sua subsistência e acesso a serviços essenciais. Com uma equipe de assistentes sociais do órgão disponível para atendimento a partir das 7h, os mutirões visam facilitar o processo de solicitação e análise dos pedidos.
Os interessados têm a opção de agendar o atendimento para a concessão do benefício. Esse agendamento pode ser feito de forma online, através do site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda por meio da central telefônica 135. Essa iniciativa visa otimizar o tempo dos beneficiários e garantir uma experiência mais eficiente durante os mutirões.
Datas e locais dos mutirões
- Dia 3, em Nova Iguaçu: das 7h às 13h30, localizado na rua Estados Unidos 300, no bairro Metrópole.
- Dia 17, em São João de Meriti: das 7h às 14h, no posto localizado na Avenida Automóvel Clube 2.384, Shopping Rio Ville Jardim José Bonifácio.
- Dia 24, em Nilópolis: das 7h às 13h, no endereço Estrada Mirandela 351, no Centro.
O que é o BPC/Loas?
O BPC/Loas é um benefício concedido a pessoas com deficiência que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para se qualificar, é necessário que a renda familiar per capita não ultrapasse ¼ do salário mínimo vigente, atualmente previsto em R$ 353. O valor mensal do benefício é de R$ 1.412, sem direito a 13º salário.
Uma das características importantes do BPC/Loas é que não é exigida que o beneficiário tenha contribuído para o INSS ao longo de sua vida, desde que atenda aos critérios de renda estabelecidos e que seja comprovada a incapacidade para o trabalho. No entanto, em caso de morte, o benefício não é convertido em pensão para os herdeiros.
É fundamental ressaltar que o benefício também é destinado a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, desde que atendam aos critérios de baixa renda. No entanto, este público específico não será atendido nos mutirões programados para as agências.
Para essas pessoas, o INSS conduz uma análise administrativa da renda e da composição familiar, a fim de verificar se o requerente atende aos concursos de concessão do BPC/Loas. Portanto, esses indivíduos não precisam passar por avaliação de assistente social ou perícia médica durante o processo de solicitação.