Fátima Bernardes quebra protocolo e revela como funciona o plantão da Globo
A jornalista Fátima Bernardes compartilhou detalhes surpreendentes sobre os bastidores do “Plantão da Globo”. Em uma entrevista franca no podcast “PodPah”, Fátima respondeu perguntas intrigantes sobre a dinâmica por trás das notícias urgentes na televisão. Durante o bate-papo, ela explicou como são tomadas as decisões de interromper a programação para notícias de última hora. Segundo ela, o editor-chefe e o diretor são os responsáveis por decidir se a situação realmente merece um plantão ou se pode esperar até o intervalo.
Uma das curiosidades abordadas no podcast foi sobre quem fica preparado para entrar no ar nessas situações. Igor Cavalari, o apresentador do “PodPah”, questionou se existia algum jornalista especialmente designado para isso ou se havia um “botão vermelho” nos bastidores.
Fátima explicou que, na prática, alguém é escolhido rapidamente para correr até o local onde é feito o controle da programação. “Quando eu fazia, era assim. Aí quando chegamos, estamos com o texto, vem o sinal e interrompe. Tem que coordenar todas as afiliadas do país, porque há um comando central que manda: ‘interrompe em 3, 2, 1’”, detalhou ela.
Ouvir a vinheta do Plantão fora do trabalho
A jornalista relembrou um acontecimento inusitado fora do seu horário de serviço. Fátima relata que certa vez estava no cinema e tocou a vinheta do Plantão. Alguém tinha colocado isso como toque de telefone. “Eu quase me agarrei no teto! Por Deus! Porque você fica tão condicionado”, contou Fátima, descrevendo a surpresa e o susto que sentiu.
Ao longo de sua carreira no jornalismo factual, Fátima Bernardes participou de inúmeros “plantões”. Entre eles, destacou coberturas de início e fim de guerras e falecimentos de figuras importantes. A revelação dos bastidores do “Plantão da Globo” por Fátima Bernardes não só desvendou mistérios, mas também ressaltou a dedicação e o preparo dos profissionais de jornalismo, que trabalham constantemente para garantir que a informação chegue ao público em momentos cruciais.