Excelente notícia das agências do INSS vai deixar segurados animados
Duas agências da Previdência Social na Região Metropolitana do Rio estão agora oferecendo atendimento para pessoas surdas utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Esse serviço inclusivo é realizado semanalmente, sempre às terças-feiras, nas unidades do Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (Ciad), localizado no Centro do Rio, e na unidade do Bairro de Fátima, em Niterói.
Recentemente, uma equipe da Central de Atendimento em Libras (CAL) esteve no Rio para treinar os servidores para ampliar esses atendimentos.
Iniciativa piloto no Rio
A implementação desse serviço de atendimento em Libras nas agências do Ciad e do Bairro de Fátima é uma iniciativa piloto.
Além do Rio, o INSS já oferece atendimento em Libras para pessoas surdas na cidade de São Paulo e em Sorocaba, no interior paulista. Desde dezembro do ano passado, outras duas agências em Alagoas também oferecem atendimento inclusivo.
Como funciona esse serviço?
De acordo com o INSS, na data agendada, o segurado será atendido remotamente por um servidor treinado. O atendimento será realizado em uma sala equipada com computador e câmera, utilizando videochamada. Atualmente, dez servidores de diferentes regiões do país estão capacitados para realizar esse tipo de atendimento.
“A Central de Atendimento em Libras é um projeto desenvolvido por vários servidores do INSS com o objetivo de promover a inclusão previdenciária da pessoa surda. Criado há mais de dez anos, hoje utiliza tecnologias da informação e comunicação para garantir um atendimento humanizado, acessível e eficaz para pessoas surdas”, explicou José Wilker, coordenador da CAL e chefe do Serviço de Gerenciamento de Benefícios da Gerência João Pessoa (PB) do INSS.
Como marcar um atendimento?
Os atendimentos nas duas agências serão realizados sempre às terças-feiras, com quatro vagas disponíveis por semana em cada unidade. O agendamento pode ser feito através da Central 135 ou presencialmente nas agências.