Estudantes elegíveis ao Pé-de-Meia Licenciaturas receberão mensagem para cadastro
Os estudantes que têm direito ao auxílio financeiro do programa Pé-de-Meia Licenciaturas começarão a receber notificações do Ministério da Educação (MEC) por meio de e-mails, mensagens de texto e alertas no aplicativo Gov.br.
O objetivo da comunicação é reforçar informações sobre as etapas do programa, incluindo o cadastro e a matrícula nas instituições de ensino superior onde os candidatos foram aprovados.
O contato será direcionado a alunos aprovados em cursos presenciais de licenciatura por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para ter acesso ao benefício, é necessário que o estudante tenha obtido pelo menos 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Prazos e novas comunicações
De acordo com o MEC, a primeira mensagem será enviada aos estudantes que já efetuaram a matrícula. Esses alunos devem cadastrar seu currículo na Plataforma Freire, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), até o dia 30 de março. Além disso, novos comunicados serão encaminhados, em breve, para os aprovados nos programas Prouni e Fies.
Como funciona o Pé-de-Meia Licenciaturas?

O Pé-de-Meia Licenciaturas foi criado pelo Ministério da Educação como uma estratégia para incentivar a formação de professores no país. A iniciativa prevê o pagamento de uma bolsa mensal de aproximadamente R$ 1.050 para universitários que optarem por cursos de licenciatura.
O programa tem origem no Pé-de-Meia do Ensino Médio, que oferece uma poupança estudantil para estimular a permanência e conclusão dessa etapa de ensino. Agora, o incentivo será ampliado para alunos do Ensino Superior, garantindo um suporte financeiro desde o início da graduação.
“O estudante já ingressa na universidade com uma bolsa garantida pelo governo, o que contribui para estimular a escolha pela licenciatura”, afirmou o ministro Camilo Santana no anúncio do programa. Além da bolsa, os beneficiados também terão direito a uma poupança, nos mesmos moldes do Pé-de-Meia voltado ao Ensino Médio.