Este vulcão no Brasil pode mudar toda a história do país
O local onde o Brasil foi descoberto tem sido motivo de debate ao longo dos anos. Embora a versão mais comum da história relate que Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, em 22 de abril de 1500, alguns questionam essa versão devido a um vulcão inativo.
Bahia ou Rio Grande do Norte: onde tudo começou?
Inicialmente, é importante mencionar a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, considerada uma espécie de certidão de nascimento do Brasil, na qual ele descreve um monte.
Acredita-se que esse monte seja o Monte Pascoal, na Bahia. No entanto, há historiadores e pesquisadores que afirmam que os portugueses avistaram na verdade o pico do Cabugi, o único vulcão inativo no Brasil que mantém sua forma original, localizado próximo ao litoral do Rio Grande do Norte.
O historiador Lenine Barros Pinto foi um dos primeiros a levantar essa questão, sugerindo que o Cabugi seria o Monte Pascoal, e que o município vizinho de Touros, no Rio Grande do Norte, corresponderia a Porto Seguro, onde os portugueses teriam desembarcado pela primeira vez.
“Depois de Cabo Verde, em oito graus de latitude Norte, você tem área de calmaria. Em seguida, o navegador encontra os ventos alísios e a corrente que cruza Fernando de Noronha, que o jogam violentamente para a costa do Rio Grande do Norte”, explicou Pinto.
Os argumentos contra a versão oficial se baseiam principalmente nas correntes marítimas do Atlântico, como explicado por uma professora de turismo com experiência em navegação oceânica.