Essas pessoas já podem solicitar o Saque Calamidade do FGTS
Os moradores de Mesquita, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que estão sob a vigência da declaração de Situação de Emergência e cujos endereços constam no relatório da Defesa Civil enviado à Caixa Econômica Federal já têm acesso ao Saque Calamidade do FGTS. Esse auxílio visa apoiar as vítimas das chuvas que impactaram a cidade no início do mês.
Para ser elegível, é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque por motivo semelhante nos últimos 12 meses. O valor máximo permitido para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada. Os beneficiários podem solicitar o saque através do aplicativo FGTS ou, caso encontrem dificuldades, dirigir-se a uma agência da Caixa.
“O procedimento é rápido. Pelo aplicativo, na opção ‘Meus Saques’, há a alternativa ‘Outras Situações de Saques’. Ali, é só selecionar o motivo ‘Calamidade Pública’, o munícipio de Mesquita, informar o endereço e clicar em ‘Continuar’. A partir daí, vai ser questionado se a pessoa quer receber em conta bancária ou prefere sacar presencialmente. Vai ser pedido também o upload de alguns documentos e, depois, a Caixa analisa a solicitação e, estando tudo certo, o valor é liberado”, explicou o secretário municipal de Governança de Mesquita, Fabio Baiense.
O secretário informou ainda que os moradores que residem nos locais afetados pelo temporal ocorrido na noite de 13 e madrugada de 14 de janeiro, mas que não constam na lista divulgada anteriormente pela Defesa Civil, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social correspondente à sua região.
Em Mesquita, existem seis CRAS, localizados em Chatuba, Banco de Areia, Juscelino, Rocha Sobrinho, Santa Terezinha e Santo Elias, todos operando de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A lista contendo os endereços encaminhados à Caixa pode ser consultada no Portal da Transparência de Mesquita, na seção “Gestão de Crises Climáticas 13/01/2024”. Ao acessar, basta clicar em “Defesa Civil – SEMDEC” e, em seguida, no arquivo “Lista de ruas afetadas FGTS Calamidade Mesquita”.