Essa cidade pega fogo há mais de 60 anos e já foi cena de filme
Até o início dos anos 1960, a cidade de Centralia, na Pensilvânia, EUA, era próspera graças ao processo de mineração. No entanto, tudo mudou em maio de 1962, quando um incêndio misterioso começou. O fogo rapidamente se espalhou pelos túneis no subsolo, causando rachaduras no solo e lançando nuvens incessantes de fumaça. O incidente obrigou a maioria dos moradores a fugir e inspirou uma famosa série de jogos e filmes de horror, Silent Hill. O fogo, inclusive, continua ativo até hoje, mais de 60 anos depois.
Outros incêndios foram registrados nas minas nos séculos XIX e XX, mas nenhum foi de grande proporção como o de 1962. A Câmara Municipal resolveu limpar o lixo do aterro usando fogo antes de uma data festiva da cidade, o Memorial Day de Centralia. É possível que o fogo tenha atingido as profundezas da mina e inflamado um veio de carvão, que depois se espalhou e se transformou em um incêndio muito maior.
Fogo impossível de combater
Como os túneis de mineração se espalham por toda a cidade, os vapores de monóxido de carbono tomaram conta do ar. O fogo se espalhou tanto pela rede de túneis, que foi considerado impossível de combater. Casa após casa foi abandonada pelos moradores, deixando para trás uma cidade que era vibrante e cheia de vida.
Para contornar o problema, o governo pagou os residentes para deixar a cidade. Logo depois, todos os prédios foram condenados e o CEP considerado inexistente. Restaram apenas sete moradores, mas eles foram proibidos de repassar ou vender suas propriedades.
Consequências do incêndio
Centralia se tornou uma cidade fantasma devido ao incêndio contínuo. As ruas estão rachadas e a fumaça continua a sair dos buracos no chão. O governo comprou as propriedades e evacuou os moradores na década de 1980. Atualmente, restam poucos edifícios, e a cidade possui uma atmosfera surreal, como se estivesse presa no tempo.
O que popularizou o nome da cidade pelo mundo foi o filme “Silent Hill“, dirigido por Christophe Gans e lançado em 2006. No longa, a trama de Rose Da Silva (Radha Mitchell) gira em torno dos mistérios de Silent Hill, uma cidade abandonada após um enorme incêndio subterrâneo que começou em uma mina de carvão. O filme é baseado na série de jogos de horror que leva o mesmo nome criada pela Konami.