Empréstimo para quem tem Bolsa Família? Saiba se tem direito ao crédito
Após o lançamento bem-sucedido do programa Acredita no Primeiro Passo no Nordeste, o governo federal planeja expandir a iniciativa para a região Norte.
A partir de agosto, os empréstimos destinados aos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) serão disponibilizados através do Banco da Amazônia (Basa).
O lançamento do programa está previsto para começar no Pará em 2 de agosto e em Rondônia em 8 de agosto. A informação foi confirmada pelo Banco da Amazônia ao portal Poder360.
Detalhes do programa de empréstimo
O programa oferece microcrédito produtivo orientado para pessoas registradas no CadÚnico, visando beneficiar famílias de baixa renda, trabalhadores informais, mulheres e produtores rurais que buscam empreender.
O ministro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias (PT), e o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, discutiram os detalhes da expansão em uma reunião realizada em 3 de julho.
Em julho, o Banco do Nordeste e o governo do Ceará assinaram um termo de adesão ao programa em uma cerimônia em Fortaleza, que resultou na assinatura de 100 contratos.
Anunciado em abril, o programa terá caráter permanente e está previsto para utilizar até R$ 500 milhões do programa de crédito FGO-Desenrola Brasil em 2024.
Expectativas
Atualmente, há 4,6 milhões de MEIs cadastrados no CadÚnico e outros 6 milhões que empreendem informalmente. A expectativa é realizar 1,25 milhão de transações de microcrédito até 2026, ampliando significativamente o suporte financeiro para empreendedores em todo o país.