EMERGÊNCIA! Saque imediato do FGTS é autorizado para milhares de brasileiros
A Caixa anunciou que estará disponibilizando o saque do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os cidadãos que foram impactados pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul.
Paulo Pimenta, ministro responsável pela Reconstrução do Rio Grande do Sul, anunciou recentemente que os moradores dos 359 municípios afetados poderão fazer o saque de até R$ 6.240. Esta ação se destina a oferecer alívio imediato para quem está lidando com os impactos devastadores do desastre natural.
Caixa enviará equipes especializadas ao RS
O banco enviará equipes especializadas para oferecer suporte técnico às prefeituras na facilitação do acesso aos valores do saque em situações de calamidade.
Conforme previsto na legislação, o acesso ao saque é concedido aos municípios que estejam em estado de calamidade pública ou emergência, reconhecido por meio de portaria do governo federal. As prefeituras devem apresentar à Caixa a declaração das áreas afetadas.
De acordo com informações divulgadas em comunicado, após a liberação, os cidadãos não precisarão se dirigir a uma agência. Eles poderão efetuar o saque através do aplicativo FGTS em seus dispositivos móveis.
No setor habitacional, a Caixa informou que permite uma pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas. Os clientes interessados devem fazer a solicitação para obter esse direito. Além disso, há a possibilidade de incorporar as prestações em atraso ao saldo devedor.