Elon Musk mudou o IP do Twitter? Entenda porque o X voltou a funcionar
Nesta quarta-feira (18), alguns usuários relataram o retorno parcial do X, anteriormente conhecido como Twitter. No entanto, o acesso à rede social ainda não está disponível para todos, e não há confirmação sobre o restabelecimento completo da plataforma no Brasil.
STF e Anatel investigam instabilidade
Em resposta, o Supremo Tribunal Federal (STF) informou que está verificando a situação e que o ocorrido pode ser resultado de uma instabilidade no sistema de bloqueio. Segundo nota oficial, a equipe técnica está analisando os relatos de acesso ao X por parte de alguns usuários.
A Anatel também confirmou que “não houve alteração na decisão” que mantém o bloqueio do X no país e que os casos de acessos registrados estão sendo verificados. Dessa forma, é possível que os acessos sejam interrompidos novamente nos próximos dias.
Desbloqueio de contas bancárias da Starlink e do X
Em outra decisão, o ministro Alexandre de Moraes ordenou o desbloqueio imediato das contas bancárias e ativos da Starlink e do X. A medida foi tomada após a confirmação do pagamento integral das multas aplicadas às empresas.
No entanto, a rede social permanece suspensa no Brasil, pois além das multas, a empresa ainda deve cumprir outras determinações judiciais.
Entre as ordens pendentes está a remoção de perfis que divulgam conteúdos criminosos e atentam contra a democracia.
A empresa também deve indicar um representante legal no Brasil, conforme exigido pela legislação nacional, para que possa retomar suas atividades no país.