É por ESTE MOTIVO que Lula nunca conseguiu se aposentar por invalidez
Rumores e desinformações têm sido difundidos na internet sobre uma suposta aposentadoria por invalidez do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alegadamente devido à perda de um dedo em um acidente de trabalho em 1964.
A fake news trata-se de uma imagem relacionada a esse tema, circulando pelas redes sociais e pelo WhatsApp, mostrando o presidente jogando futebol ao lado do cientista Stephen Hawking, que enfrentava uma doença degenerativa.
“Lula se aposentou por perder um dedo, quando deveria ter sido indenizado. Quantas pessoas você conhece que não conseguem se aposentar?”, diz a mensagem. Veja a seguir:
Mas afinal, Lula poderia ter se aposentado?
A equipe de comunicação esclarece que, de acordo com a legislação brasileira, aqueles que recebem aposentadoria por invalidez não podem exercer atividades remuneradas. Portanto, se Lula tivesse sido aposentado por invalidez, não teria sido possível sua carreira como metalúrgico ou presidente da República.
“O acidente aconteceu em 1964, quando Lula tinha 18 anos e trabalhava na Metalúrgica Independência, na cidade de São Paulo. Lula recebeu, à época, uma indenização de 350 mil cruzeiros”, afirmou a equipe de comunicação do presidente. Vale destacar que o valor, segundo o Instituto Lula, era suficiente para comprar móveis para a mãe e um terreno.
Em outras palavras, Lula nunca se aposentou por invalidez, pois continuou trabalhando (e ainda trabalha), o que tornaria essa aposentadoria impossível de acordo com a lei. É válido lembrar que esse boato segue desde 2015 e, ainda nos dias de hoje, aparece algumas vezes na web.