É obrigado ter advogado para pedir a sua aposentadoria no INSS? Esclarecemos a dúvida
Por ter diversos processos burocráticos que nem sempre são facilmente compreendidos pelo público, a aposentadoria e assuntos relacionados sempre causam dúvidas aos trabalhadores. Uma delas é: se deve ou não buscar assistência jurídica para lidar com o processo junto ao INSS?
Embora os avanços tecnológicos permitam a solicitação de benefícios e procedimentos previdenciários online, decidir se deve recorrer a um especialista envolve uma série de considerações importantes.
O INSS, adaptado às mudanças tecnológicas, possibilita a realização de solicitações de benefícios e procedimentos previdenciários por meio de aplicativos, como o Meu INSS, ou sites, levando muitas pessoas a optarem por fazer essas solicitações por conta própria.
De acordo com o portal do Jusbrasil: “Consultar um advogado especialista em Direito Previdenciário, antes de entrar com pedidos diante do INSS, é uma segurança na garantia de seus direitos”.
“O advogado especializado na área previdenciária tem mais familiaridade com as regras e procedimentos que, para a maioria dos que não são especialistas, são complexas e demoradas”, destaca o portal.
Embora essa abordagem seja válida, a falta de conhecimento pode prejudicar o segurado, resultando em benefícios abaixo do que lhe é devido.
INSS: Veja principais motivos para contratar um advogado caso queira pedir a sua aposentadoria
- Aumento das chances de concessão na fase administrativa: Com o aumento dos casos de indeferimento de benefícios nos últimos anos, torna-se evidente a importância de uma abordagem proativa. Engajar um advogado desde a fase administrativa pode aumentar as chances de obtenção do benefício, evitando a perda de tempo caso seja necessário recorrer à justiça após negativas.
- Análise profissional da história laboral: Advogados especializados com anos de experiência podem identificar situações em que períodos de trabalho atípicos podem contribuir de maneira significativa para a aposentadoria. Além disso, uma análise minuciosa pode revelar oportunidades para contribuições em atraso que beneficiem o segurado.
- Escolha da melhor modalidade de aposentadoria para o caso: As alterações trazidas pela Reforma da Previdência impactaram substancialmente as regras e cálculos das aposentadorias. Um advogado especializado pode orientar sobre qual tipo de aposentadoria é mais vantajoso, considerando direitos adquiridos, regras de transição ou as normas atuais.
- Assistência em outros procedimentos previdenciários: Além da aposentadoria, o INSS oferece outros benefícios, como auxílio-doença, pensão por morte e benefícios assistenciais. Advogados especializados podem orientar sobre esses procedimentos, proporcionando um entendimento amplo dos direitos do segurado.
- Planejamento da aposentadoria antecipado: Para aqueles que ainda estão longe da aposentadoria, um advogado especializado pode ajudar no planejamento previdenciário, simulando benefícios futuros, identificando o momento ideal para solicitar ao INSS e estimando o valor inicial da aposentadoria.