Duas fabricantes de automóveis estão deixando a Volkswagen no chão
Nos últimos anos, o mercado automotivo da China tem passado por uma transformação significativa. Os fabricantes de veículos elétricos (EV) chineses, como BYD e Xpeng, estão ganhando destaque, o que tem impactado o domínio histórico das montadoras estrangeiras no país.
Desafios para montadoras estrangeiras
Na segunda-feira (2), a Volkswagen anunciou que pode fechar fábricas na Alemanha como parte de uma estratégia para reduzir custos. A montadora alemã observou uma queda de mais de 25% nas suas entregas na China, seu maior mercado, que somaram 1,34 milhão de unidades no primeiro semestre deste ano.
Além disso, a Volkswagen perdeu a posição de marca mais vendida na China para a BYD, após manter essa liderança desde pelo menos 2000.
A Ford e a General Motors também enfrentam dificuldades no mercado chinês. A participação das montadoras estrangeiras nas vendas de veículos na China caiu de 53% em julho de 2022 para 33% em julho de 2023, de acordo com a Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA). Em contraste, a participação das marcas chinesas aumentou de 47% para 67% no mesmo período.
Os lucros das montadoras na China estão sob pressão. A renda das joint ventures da Toyota na China caiu 73% no trimestre encerrado em 30 de junho, enquanto a GM registrou perdas trimestrais consecutivas e viu suas vendas caírem para 2,1 milhões de unidades no ano passado, metade do pico registrado em 2017.
Revolução dos veículos elétricos
O crescimento dos fabricantes chineses de EVs está reformulando o mercado. A entrada da Tesla na China, com a produção local do Model 3 em Xangai, teve um impacto significativo, transformando a percepção dos consumidores sobre veículos elétricos e impulsionando a demanda.
A BYD, por exemplo, vendeu 3,02 milhões de veículos globalmente em 2023, um aumento de 62% em relação a 2022.
Em comparação, a Volkswagen entregou 1,02 milhão de veículos elétricos e híbridos plug-in, e a Tesla vendeu 1,8 milhão de veículos totalmente elétricos.
Impacto global e estratégias de expansão
As exportações de veículos da China cresceram mais de 60% no último ano, totalizando mais de 4 milhões de unidades, tornando a China a maior exportadora de carros do mundo.
As montadoras chinesas estão expandindo sua presença internacional, com planos para abrir fábricas na Tailândia e Hungria, e a aquisição da distribuidora alemã Hedin Electric pela BYD.
As montadoras globais estão respondendo a essa mudança com parcerias locais e investimentos estratégicos. A Volkswagen adquiriu uma participação de 5% na Xpeng, enquanto a Stellantis comprou uma participação de 20% na Leapmotor, planejando vender os veículos da fabricante chinesa na Europa.
O mercado automotivo global está se adaptando rapidamente às novas dinâmicas impostas pelos fabricantes de veículos elétricos chineses, que estão se consolidando como o novo centro da indústria automobilística mundial.
* Com informações de Hanna Ziady, da CNN, de Londres