Doce muito usado em festa de criança é PROIBIDO pela Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização de alguns lotes de sete produtos da marca Dori devido à suspeita de contaminação por salmonella.
A decisão foi oficializada no Diário Oficial da União na terça-feira (20). Entre os produtos afetados estão: bala hortelã recheada, bala bolete tutti frutti, bala hortelã mint, bala morango recheada, dori regaliz tijolo, bala lua cheia chantilly e bala yorgurt 100 morango.
Pronunciamento da empresa Dori
Em resposta, a empresa Dori anunciou que fará o recolhimento voluntário dos produtos fabricados em sua unidade de Rolândia (PR) entre os dias 21 de junho e 10 de julho de 2024.
A empresa informou que os pontos de venda e estabelecimentos varejistas foram orientados a suspender imediatamente a venda dos produtos afetados.
Além disso, o processo de descontaminação, limpeza e higienização da unidade de produção foi concluído.
A Dori também esclareceu que todos os outros produtos da marca, incluindo aqueles de outros lotes e datas de validade, são considerados seguros para consumo.
“A Dori Alimentos informa que iniciará o recolhimento voluntário dos seguintes produtos, distribuídos em âmbito nacional, fabricados em sua unidade fabril de Rolândia/PR, no período compreendido entre 21/06/24 e 10/07/24. Os pontos de venda e estabelecimentos varejistas foram orientados a interromper imediatamente a venda desses produtos, e o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluído”, explicou a empresa em comunicado.
Os consumidores são orientados a não consumir os produtos listados e a entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Dori Alimentos pelo telefone 0800 707 4077 ou pelo e-mail sac@dori.com.br para esclarecimentos e informações sobre o recolhimento.
Salmonella
A salmonella é uma bactéria que pode causar intoxicação alimentar e, em casos raros, infecções graves. A transmissão ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais.
A bactéria é comumente encontrada em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas, e até mesmo animais domésticos como cães e gatos.
Os sintomas de infecção por salmonella incluem diarreia, vômitos, febre moderada, dor abdominal, mal-estar geral, cansaço, perda de apetite e calafrios. Estes podem aparecer entre 6 e 72 horas após o consumo de alimentos contaminados e geralmente duram de dois a sete dias.