Diretor de Ainda Estou Aqui é um dos homens mais ricos; saiba de onde vem sua fortuna
Uma das maiores qualidades de Walter Salles é a discrição. Ao contrário de alguns (ou muitos) cineastas, ele jamais deseja aparecer mais do que sua obra. Nas raras entrevistas, sempre cortês, é econômico nas palavras e quase nada se sabe de sua vida pessoal. Atualmente, ele está em evidência devido ao sucesso internacional de Ainda Estou Aqui, filme baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva.
O filme se foca na biografia da mãe do autor, Eunice Paiva, uma personagem importante da resistência à ditadura militar. Após ser aplaudido de pé por 10 minutos, o longa foi premiado como melhor roteiro no recente Festival de Veneza.
Filho do banqueiro, ex-embaixador e ex-ministro da Fazenda Whalter Moreira Salles e da ex-embaixatriz e ícone de moda Elisa Gonçalves, Walter Salles, de 68 anos, aparece nos diferentes rankings de brasileiros mais ricos. Segundo a Forbes, é o 11º maior bilionário, ao lado do irmão, o documentarista João Moreira Salles. Sua fortuna, estimada em R$ 26,4 bilhões, provém principalmente de sua participação societária no Banco Itaú e na Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).
Com 20 produções no currículo, entre documentários e ficções, Salles entrou para a lista de grandes diretores com Central do Brasil, ganhador de importantes prêmios como o inglês Bafta e o Urso de Ouro do Festival de Berlim. Entre seus trabalhos notáveis, estão também Diários de Motocicleta, On The Road e Linha de Passe.
Família Moreira Salles nas artes
O clã Moreira Salles possui um capítulo próprio na história das artes no Brasil. Seus membros sempre foram incentivadores e financiadores de projetos culturais. Dois dos projetos mais destacados são o Instituto Moreira Salles (IMS) do Rio e o de São Paulo, onde o público pode acessar exposições gratuitamente.
Além da conquista de prêmios, Walter Salles tem sido uma ponte cultural entre o Brasil e o resto do mundo. Seu trabalho não só destaca a qualidade do cinema brasileiro, mas também traz à tona temas importantes da história e cultura nacionais, fortalecendo o lugar brasileiro no cenário global. Através de sua visão única e sensibilidade artística, Salles continua a inspirar e influenciar cineastas e entusiastas pelo mundo afora.
É notável como Walter Salles mantém sua postura reservada em um mundo onde a visibilidade muitas vezes supera a substância. Suas realizações no cinema são um reflexo não apenas de sua habilidade técnica, mas também de seu entendimento da humanidade.