Descubra se está na lista de BLOQUEADOS do Bolsa Família de Julho
O Governo Federal continua realizando a averiguação cadastral que bloqueia o repasse do Bolsa Família de julho. O pente-fino tem o objetivo de encontrar famílias com os dados desatualizados ou com irregularidades. Essas famílias são bloqueadas até que regularizem os dados.
Geralmente, o titular é notificado por meio do aplicativo Bolsa Família em caso de bloqueio. Veja a mensagem enviada a seguir:
“Mensagem do Bolsa Família – Benefício Bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do Bolsa Família.”
Bolsa Família
Além da notificação pelo aplicativo Bolsa Família, é possível consultar o pagamento através do aplicativo Caixa Tem e do Portal Cidadão. Os segurados que preferirem, poderão ligar para uma das centrais de atendimento. Veja a lista a seguir:
- Bolsa Família: 111;
- Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS): 121;
- Caixa Cidadão: 0800 726 0207;
- Ouvidoria: 0800 725 7474;
- SAC Caixa: 0800 726 0101;
- Canal para portadores de deficiência: 0800 726 2492.
Prazo para desbloquear o Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou que a família bloqueada tem até 60 dias para ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. Após esse período, a família que não realizar a atualização de dados será desligada definitivamente do Bolsa Família.
Além disso, vale lembrar que as famílias que atualizarem seus dados serão desbloqueadas entre 15 e 45 dias, dependendo do grau de irregularidade do cadastro. Essas famílias também poderão receber as parcelas retroativas do Bolsa Família que ficaram suspensas.
Calendário do Bolsa Família de julho
Apesar dos bloqueios previstos para o mês de julho, a Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou o pagamento do Bolsa Família nos últimos dez dias úteis do mês. Com isso a previsão é de que o repasse aconteça do dia 18 ao dia 31 de julho.
Isso acontece porque o pagamento segue o calendário escalonado de acordo com o último dígito do número de identificação social (NIS) do beneficiário. Sendo assim, veja o calendário completo do Bolsa Família de julho a seguir:
- NIS de final 1: dia 18 de julho;
- NIS de final 2: dia 19 de julho;
- NIS de final 3: dia 22 de julho (antecipado para o sábado 20);
- NIS de final 4: dia 23 de julho;
- NIS de final 5: dia 24 de julho;
- NIS de final 6: dia 25 de julho;
- NIS de final 7: dia 26 de julho;
- NIS de final 8: dia 29 de julho (antecipado para o sábado 27);
- NIS de final 9: dia 30 de julho;
- NIS de final 0: dia 31 de julho.