Descoberta de cidade no oceano vai deixar todos surpresos
Uma equipe de pesquisadores fez uma descoberta notável: várias ilhas que afundaram no oceano há milhões de anos foram identificadas na região que hoje corresponde à Espanha.
A descoberta pode estar relacionada à famosa lenda da Atlântida, de acordo com uma nota divulgada pelo Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME-CSIC). Veja mais detalhes a seguir.
Cidade perdida de Atlântida pode ter sido encontrada
Essas ilhas foram encontradas em uma montanha subaquática que abriga três vulcões inativos, com cerca de 50 quilômetros de diâmetro e uma base situada a aproximadamente 2,3 km de profundidade.
A investigação foi conduzida utilizando um veículo operado remotamente (ROV), que explorou profundidades entre 100 e 2.500 metros na costa leste de Lanzarote, a mais oriental das Ilhas Canárias. O objetivo principal é entender melhor a atividade vulcânica e hidrotermal submersa na região.
Segundo os pesquisadores, essas ilhas estão em um processo contínuo de afundamento. Elas teriam sido habitáveis entre 56 e 34 milhões de anos atrás. Após a interrupção das erupções vulcânicas, a lava solidificada tornou-se mais densa, levando ao gradual afundamento dessas ilhas.
Apesar disso, várias características das ilhas ainda estão preservadas. Os cientistas encontraram praias, penhascos e até dunas de areia. Eles acreditam que essa areia, agora cobrindo as rochas vulcânicas, foi depositada durante o processo de submersão das ilhas.
Algumas dessas praias estão a apenas 60 metros abaixo da superfície do oceano. A equipe planeja analisar as amostras coletadas para determinar a idade das rochas vulcânicas e identificar quando o afundamento das ilhas teve início. A informação foi publicada pelo Live Science.