Curso de redes sociais para parlamentares é criado pelo PT
Com a revogação de uma norma que ampliava o monitoramento da Receita Federal sobre transações via PIX, o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu investir na capacitação de seus parlamentares e dirigentes para atuação nas redes sociais, informou o UOL e o g1.
A decisão foi impulsionada pelo impacto gerado por publicações de opositores, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que têm alcançado altos índices de engajamento.
Plenária com novo ministro da Comunicação Social
Na próxima semana, o PT promoverá uma plenária virtual com o novo ministro da Comunicação Social, Sidônio Palmeira, reunindo deputados, senadores e coordenadores de comunicação do partido. O principal tema será a formulação de uma estratégia para enfrentar fake news e alinhar a comunicação entre os membros do partido.
O secretário de comunicação do PT, Jilmar Tatto, destacou que a meta é estabelecer uma “ordem unida” entre os integrantes, garantindo que todos sigam uma estratégia de comunicação centralizada e consistente.
Força da oposição nas redes sociais
Uma das motivações para a nova abordagem do PT foi o alcance de uma postagem de Nikolas Ferreira, que acumulou mais de 300 milhões de visualizações e consolidou o deputado como um dos principais influenciadores políticos no país.
Além disso, Nikolas superou o presidente Lula em número de seguidores no Instagram, evidenciando a força da oposição no ambiente digital.
Mudanças na Secretaria de Comunicação
A troca de comando na Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal também reflete um esforço para melhorar a comunicação institucional.
O novo ministro, Sidônio Palmeira, que já atuou como marqueteiro na campanha de Lula em 2022, assume o desafio de fortalecer a imagem pública do governo e aprimorar o diálogo com a sociedade.
O fortalecimento da presença digital e a estruturação de estratégias para combater desinformação indicam uma nova fase na comunicação do partido e do governo.