Criminosos se passam por colaboradores da Anvisa para dar golpe em desavisados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nesta terça-feira (1º), um alerta sobre uma tentativa de golpe que está sendo realizada em nome da agência.
E-mails fraudulentos, que falsificam uma cobrança de débito sanitário, estão sendo enviados a diversas pessoas.
Conforme informações divulgadas pela Anvisa, os e-mails possuem o título “Alerta de Débito Sanitário – Apólice <número>” e são assinados por uma pessoa identificada como Irene Ramos Da Silva, com o endereço eletrônico irene.ramos@nmxtb.laboratoirenustyl.eu.

O conteúdo da mensagem alerta o destinatário sobre a necessidade de regularização de débito para a manutenção do alvará sanitário, condicionando a renovação ao pagamento de uma taxa.
No entanto, a remetente não possui vínculo algum com a Anvisa, e o domínio do endereço eletrônico não é reconhecido pela agência.
Orientação da Anvisa
Diante disso, a Anvisa orienta que, ao receberem esse tipo de comunicação, os destinatários não cliquem em links contidos no e-mail e não realizem pagamentos.
Caso algum usuário se depare com essa tentativa de fraude, a agência recomenda que as denúncias sejam enviadas através dos canais oficiais de atendimento da Anvisa.