Comunicado do Governo Chega aos Beneficiários do INSS: Entenda as Novidades
Recentemente, uma decisão tomada pela Previdência Social modificou as regras de um importante benefício concedido pelo INSS. Agora, as taxas de juros do consignado do Instituto serão modificadas, afetando diretamente aposentados e pensionistas de todo o Brasil.
A medida, aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), já está em vigor em todo o país. O limite máximo das taxas de juros que podem ser cobradas para empréstimos consignados foi fixado em 1,8%, representando uma queda de 0,04% em relação ao índice anterior.
Além do empréstimo consignado, o cartão de crédito consignado também teve suas taxas modificadas. O limite máximo de cobrança para essa modalidade de crédito foi fixado em 2,67% ao mês, uma redução em relação à taxa anterior de 2,73%. Tanto nas modalidades de empréstimo quanto de cartão de crédito, a cobrança é realizada diretamente na folha de pagamento do benefício do INSS, o que resulta em taxas de juros menores do que as praticadas no mercado.
O baixo índice de juros é possível devido ao baixo risco da operação, uma vez que o pagamento é garantido pelo Governo Federal. A recente redução também foi viabilizada pela queda na Selic, a taxa de juros praticada nacionalmente. Com o controle da inflação no país, a expectativa é que novas quedas nas taxas de juros sejam registradas.
Além das baixas taxas de juros, aposentados e pensionistas também conseguem outras vantagens nas operações de crédito. Entre elas, destaca-se a possibilidade de realizar longos parcelamentos, já que o Governo Federal estabelece um teto de comprometimento de renda. Dessa forma, o dinheiro solicitado pode ser dividido em mais parcelas sem que isso aumente a taxa de juros.
Essas mudanças, comunicadas pelo governo aos beneficiários do INSS, representam uma importante alteração nas condições financeiras disponíveis para aposentados e pensionistas, proporcionando benefícios significativos e refletindo as dinâmicas econômicas em curso no país.