Como faço para contribuir com o INSS por conta própria?
A contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um passo importante para que os profissionais tenham acesso aos benefícios sociais no Brasil. Dado a relevância deste processo, nós elaboramos este guia detalhado que ajuda a entender como realizar o pagamento do INSS por conta própria.
Muitos subestimam a importância desta obrigação, acreditando que os valores não são atraentes para a aposentadoria ou para obter uma licença de saúde.
No entanto, a contribuição proporciona uma segurança que supera o modesto valor pago mensalmente, além de ser um processo que deve ser mantido em dia para evitar problemas com sonegação e fraude fiscal.
Navegue Aqui
Quais são os profissionais obrigados a contribuir
Profissionais autônomos, empreendedores e liberais que optaram por não ter carteira assinada, são considerados contribuintes obrigatórios.
Tanto eles quanto os profissionais registrados precisam estar em dia com a contribuição ao INSS, mas a diferença está no fato dos primeiros terem que recolher o valor por conta própria sem o intermédio de um empregador.
Quais são as mudanças recentes?
Recentemente, houve algumas mudanças nos valores das alíquotas com uma nova tabela INSS para indicar os percentuais.
Os percentuais aumentam conforme o valor recebido pelo profissional aumenta, tendo como base de cálculo o salário-mínimo. Compreender as regras vigentes nem sempre é um processo simples, mas este guia vai ajudar a entender tudo o que é preciso sobre esta contribuição.
Quais benefícios a contribuição oferece?
A seguridade social oferece uma gama de benefícios aos trabalhadores, entre os quais a aposentadoria, seja por tempo de contribuição, por idade ou por invalidez; pensão por morte; auxílio-doença; auxílio-acidente; auxílio-reclusão; salário maternidade; salário família e reabilitação profissional. A eleição entre o tipo de contribuição Normal ou Simplificado pode afetar os benefícios que serão adquiridos, por isso é importante entendê-los bem antes da contribuição.
Como é o pagamento do INSS por conta própria?
Para fazer o pagamento do INSS por conta própria é necessário emitir a Guia da Previdência Social e realizar o recolhimento aos cofres públicos. Ao fazer essa contribuição obrigatória, o profissional garante direitos como licença-saúde e pode contar tempo para a aposentadoria.
A contribuição pode ser feita de várias maneiras, dependendo do caso do contribuinte e existem formas diferenciadas para aqueles que trabalham para Pessoas Jurídicas e aqueles que não possuem esse vínculo.