Como dar entrada no INSS após cirurgia?
O Auxílio-Doença é um dos principais benefícios do INSS, crucial para aqueles com problemas de saúde que impedem a realização do trabalho. Independentemente da causa, seja acidente de trabalho ou doença, muitos contribuintes desconhecem que esse benefício se estende a casos de cirurgia.
A legislação brasileira garante o direito ao Auxílio-Doença para trabalhadores de carteira assinada em regime CLT afastados temporariamente do trabalho para recuperação pós-cirúrgica. Nesses casos, o benefício só pode ser concedido se comprovada a necessidade de afastamento por um médico e se a pessoa não estiver apta para exercer suas funções profissionais durante esse mesmo período.
Como solicitar o Auxílio-Doença após uma cirurgia?
Para que o trabalhador tenha direito ao Auxílio-Doença, além da comprovação médica da necessidade de afastamento, diversos documentos precisam ser levantados e apresentados na hora de dar entrada no pedido. Isso inclui comunicar o departamento de Recursos Humanos da empresa em que trabalha e até mesmo se encaminhar ao site do INSS ou passar por uma perícia médica se necessário.
Quais os requisitos para solicitar o Auxílio-Doença perante o INSS?
O direito ao Auxílio-Doença exige que certas condições sejam atendidas:
- Afastamento do trabalho por mais de 15 dias consecutivos;
- Comprovação da enfermidade por meio de atestado médico;
- A enfermidade deve ser incapacitante; em outras palavras, ela deve impossibilitar o desempenho das funções profissionais.
Quando pedir o Auxílio-Doença após a cirurgia?
Já realizou a cirurgia? Fique atento ao prazo de solicitação do Auxílio-Doença ao INSS. Os segurados têm até 30 dias após a operação para pedir o benefício. Independente do tipo de cirurgia, o prazo é o mesmo. Caso não seja solicitado dentro desse período, o segurado perde o direito ao benefício.