Clima no mês de setembro vai surpreender todos brasileiros
Agosto de 2024 encerra com chuvas acima da média no centro e sul do Rio Grande do Sul e Pará, enquanto em outras áreas do Brasil, os índices ficaram abaixo do esperado para o período. Amazônia e os estados de Santa Catarina e Paraná registraram chuvas escassas.
No que diz respeito às temperaturas, mesmo com ondas de frio que causaram neve no Sul e episódios de friagem, temperaturas acima da média prevaleceram em grande parte do país.
Previsão climática para setembro no Brasil
A previsão para setembro indica chuvas abaixo da média em todo o Brasil. Além disso, as temperaturas devem permanecer elevadas, com valores até 5°C acima da média em grande parte do Centro-Oeste. Essa condição pode agravar a seca e aumentar a ocorrência de queimadas em várias regiões.
Setembro marca o início da primavera no Hemisfério Sul, período em que normalmente ocorrem chuvas mais frequentes e distribuídas no Brasil Central, além da diminuição das massas de ar frio. Entretanto, as previsões climáticas para setembro de 2024 não são otimistas.
Os modelos climáticos do Copernicus Climate Change Service sugerem que quase todo o país enfrentará um setembro mais seco que o usual, com destaque para o leste da Amazônia. A região Sul também deve receber chuvas de normal a abaixo da média.
A menor quantidade de chuva virá acompanhada de altas temperaturas, especialmente no Centro-Oeste. Nas regiões Sul e Nordeste, as temperaturas também devem ficar acima da média, mas não tão intensas quanto no centro do país.