Cidade carioca receberá mutirão do INSS. Confira qual.
A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) situada no Bairro de Fátima, Região Central de Niterói, realizará um mutirão neste mês com o objetivo de reduzir a fila de atendimento. No dia 27, serão disponibilizadas 200 vagas destinadas aos segurados com deficiência que solicitaram o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O posto em Niterói está localizado na Rua Desembargador Athayde Parreiras 266.
As consultas para avaliação com assistentes sociais do INSS ocorrerão entre 7h e 14h, mediante agendamento prévio. Os interessados podem marcar o atendimento através do Meu INSS, via internet, ou ligando para a Central 135. Esses mutirões fazem parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).
Outros mutirões estão programados no Estado do Rio de Janeiro. O primeiro ocorrerá no próximo sábado (13) na agência da Avenida Brasil, em Irajá, Zona Norte do Rio, oferecendo 180 vagas para atendimento de avaliação social para concessão de BPC. A agência de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também realizará mutirão no dia 20 de janeiro, oferecendo 190 vagas para avaliação social de pessoas com deficiência.
Em 27 de janeiro, haverá outro mutirão na agência de Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, com 100 vagas para atendimento a pessoas com deficiência. Os critérios para requerer o BPC incluem idade superior a 65 anos, deficiência, e renda familiar de até ¼ do salário mínimo (R$ 353) per capita.
Não é necessário ter contribuído para o INSS, bastando cumprir os requisitos previstos por lei. O benefício, no entanto, não concede o décimo terceiro salário e não é revertido em pensão por morte. Para maiores de 65 anos, a análise é realizada administrativamente, considerando renda e composição familiar, sem a necessidade de avaliação por assistentes sociais ou perícia médica.