Chuvas FORTES por dez dias nestas regiões do Brasil são esperadas
A maior parte do Brasil continuará a enfrentar chuva escassa nos próximos dez dias. Com a estação seca instalada no Brasil Central e uma grande massa de ar seco afetando o país, quase todo o território nacional deve registrar pouca ou nenhuma precipitação no período.
A Região Norte, que já saiu do período mais chuvoso conhecido como inverno amazônico, terá pouca chuva no Sul do Amazonas e do Pará, em Rondônia e no Tocantins.
As precipitações estarão concentradas no Centro-Norte do Amazonas, Norte do Pará, Amapá e principalmente em Roraima. A escassez de chuva pode agravar a estiagem em cidades desses estados, que já estão em situação de emergência.
No Nordeste, a instabilidade continuará mais concentrada na costa, afetando os litorais da Bahia até o Rio Grande do Norte. O interior da região deve registrar pouca ou nenhuma precipitação, com exceção de alguns pontos isolados.
A Região Centro-Oeste também enfrentará tempo seco na maioria das localidades. Existe uma possibilidade de chuva no Sul do Mato Grosso do Sul devido à instabilidade associada a um sistema frontal no Sul do Brasil no final do mês.
Para o Sudeste, a previsão é de ausência de chuva na maior parte da região nos próximos dez dias. No final de julho, a passagem de uma frente fria pela costa pode trazer chuva para o Sul e Leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Sul e Leste de Minas Gerais.
No Sul do Brasil, os três estados devem ter momentos de instabilidade, mas os volumes de chuva acumulados no período serão baixos. A instabilidade se concentrará no início da próxima semana com a passagem de uma frente fria, antecedendo uma massa de ar frio.
Até então, a região experimentará dias de sol e temperaturas acima da média para esta época do ano, com fraca instabilidade no Rio Grande do Sul na segunda metade desta semana.
* Com informações do MetSul Meteorologia.