BPC vs. Aposentadoria para Idosos: Desvende agora as diferenças e saiba quanto cada um paga!
Muitos brasileiros têm a falsa crença de que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) se assemelha a uma aposentadoria. Entretanto, há diferenças entre o BPC e a aposentadoria, especialmente no que diz respeito ao valor recebido pelo beneficiário.
Atualmente, cerca de 39.378.167 brasileiros recebem benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo o BPC e a aposentadoria. Embora ambos sejam pagos pelo INSS, é importante destacar que atendem a grupos distintos de pessoas.
BPC vs. aposentadoria: Veja principais diferenças
A principal distinção entre a aposentadoria e o BPC reside nos critérios de elegibilidade. Enquanto a aposentadoria requer contribuições previdenciárias ao longo da vida laboral, o BPC é uma assistência social destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade, independentemente de terem contribuído anteriormente.
Para ter direito ao BPC, o beneficiário não precisa ter contribuído previamente, como dito acima, mas deve comprovar uma renda familiar equivalente a ¼ do salário mínimo (atualmente, R$ 353) e estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico), juntamente com todos os membros de sua família.
No caso de pessoas com deficiência, é necessário passar por uma avaliação médica e social no INSS para comprovar a incapacidade.
Diferentemente da aposentadoria, o BPC não inclui abono salarial anual (décimo terceiro) e não gera pensão por morte para os dependentes do beneficiário.
Por outro lado, a aposentadoria é um benefício concedido pela Previdência Social para garantir uma renda ao contribuinte após a cessação da atividade laboral, ou seja, do trabalho. Atualmente, existem modalidades programadas e não programadas de aposentadoria, sendo esta última concedida quando o trabalhador se torna permanentemente incapaz de trabalhar.
O valor do benefício dependerá do tipo de aposentadoria e das contribuições feitas pelo segurado. Para saber o tempo de contribuição que ainda falta e simular o valor da sua aposentadoria, acesse a calculadora disponível no site do INSS (Simular aposentadoria).
Também é importante observar as mudanças previdenciárias ocorridas em 2019 pela Emenda Constitucional nº 103, de 13/11/2019, conhecida como Reforma da Previdência Social e se você se encaixa nas regras de transição.
Ligue 135 para sanar dúvidas
Para mais informações sobre o Benefício de Prestação Continuada e Aposentadoria, o cidadão pode ligar para o número da central de atendimento do INSS 135 e também pelo aplicativo Meu INSS.
- Com informações do gov.br