Bolsa Família vai ter parcela antecipada em janeiro?

O Bolsa Família dará início ao primeiro ciclo de pagamentos de 2025 a partir do dia 20 de janeiro. Os repasses, administrados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), atenderão os 20,8 milhões de beneficiários que cumprem os requisitos estabelecidos pelo programa.

Este será o primeiro ano de uma série de cortes no orçamento dos benefícios sociais, previstos para ocorrer gradualmente até 2030.

Ao final deste período, o montante destinado ao Bolsa Família será reduzido em cerca de R$ 20 bilhões, em comparação ao orçamento atual de R$ 167 bilhões.

Pagamentos antecipados no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, devido às enchentes que causaram estragos em 2024, os pagamentos foram antecipados para o primeiro dia de liberação de cada mês. Para janeiro de 2025, algumas datas já estão confirmadas, enquanto outras dependem de fatores externos, como solicitações de emergência.

Calendário de janeiro do Bolsa Família

Conforme o cronograma oficial, os pagamentos começam no dia 20 de janeiro e seguem a lógica do dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários. Além disso, é comum que a Caixa Econômica Federal antecipe os repasses para o sábado anterior quando a data regular cai em uma segunda-feira.

Confira o calendário detalhado:

Nº FINAL DO NISDATA DE PAGAMENTODIA DA SEMANA
120 de janeiroSegunda-feira
221 de janeiroTerça-feira
322 de janeiroQuarta-feira
423 de janeiroQuinta-feira
524 de janeiroSexta-feira
627 de janeiroSegunda-feira
728 de janeiroTerça-feira
829 de janeiroQuarta-feira
930 de janeiroQuinta-feira
031 de janeiroSexta-feira

Condições para antecipações

Em casos de desastres naturais, como eventos climáticos extremos, municípios ou estados podem solicitar a declaração de estado de emergência ou calamidade pública. Após o reconhecimento do Governo Federal, as regiões afetadas podem ter os pagamentos liberados no primeiro dia do calendário, ou seja, em 20 de janeiro.

O anúncio oficial para essas antecipações costuma ser feito poucos dias antes do início dos repasses. Beneficiários que aguardam a liberação devem acompanhar as atualizações diretamente pelos canais oficiais do programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.