Bloqueio por detecção de roubo? É o que a Google promete lançar em julho
O Google revelou um novo recurso destinado a bloquear automaticamente a tela de smartphones Android em caso de roubo ou furto. [Veja vídeo no fim da matéria].
A funcionalidade, anunciada nesta terça-feira (11), será implementada a partir de julho deste ano. Veja mais detalhes a seguir.
IA Auxilia na Detecção de Roubo de Celulares
Denominada “bloqueio por detecção de roubo”, a tecnologia foi desenvolvida pela subsidiária da big tech em Belo Horizonte.
O bloqueio é acionado por um mecanismo que utiliza inteligência artificial para avaliar a probabilidade de que o aparelho tenha sido roubado, detectando se alguém o pegou e saiu correndo, seja a pé, de bicicleta ou de carro.
O bloqueio de tela é simples e pode ser desativado por meio de reconhecimento biométrico ou senha. Ao desbloquear o dispositivo, o usuário será informado de que o bloqueio automático foi ativado como medida de segurança.
“Falsos positivos”
De acordo com o Google, o recurso pode inicialmente gerar alguns bloqueios indesejados, pois foi programado para priorizar a detecção de possíveis roubos, resultando em mais falsos positivos.
No entanto, em situações reais de roubo ou furto, a funcionalidade promete ser uma ferramenta valiosa para as vítimas.