Beneficiários do Bolsa Família precisam ficar por dentro dessa informação

Desde 2023, a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único atua para garantir a transparência, aprimorar a gestão e combater fraudes nos programas sociais do governo. O objetivo é assegurar que os benefícios sejam destinados exclusivamente a quem realmente precisa.

Neste mês de março, a Rede lançou o Plano de Ação para 2025, que fortalece seus eixos de atuação e estabelece novas diretrizes.

Entre as novidades, está a criação de um Grupo de Trabalho (GT) voltado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), programa que atende idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.

Novas estratégias para fiscalização dos programas sociais

Para detalhar as mudanças, o episódio desta sexta-feira (21) do podcast Fala MDS recebe João Paulo Santos, coordenador da Rede Federal de Fiscalização. Ele destaca que a nova estratégia mantém uma diretriz essencial: redefinir o conceito de fiscalização nos programas sociais.

“A fiscalização precisa ser compreendida dentro da realidade dos programas. O objetivo não é apenas controlar, mas garantir que eles sejam eficazes no combate à pobreza”, afirma João Paulo Santos.

A Rede tem o desafio de monitorar, aprimorar e padronizar os procedimentos de controle do Bolsa Família, que atende cerca de 50 milhões de pessoas, e do Cadastro Único, que reúne informações de mais de 90 milhões de brasileiros. Além disso, há um esforço contínuo para combater a desinformação sobre os benefícios.

Grupo de Trabalho do BPC: novo foco de atuação

Com a criação do GT do BPC, a Rede amplia sua atuação além do Bolsa Família. A expectativa é aprimorar a gestão do benefício, que envolve tanto o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) quanto o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“O trabalho da Rede permitiu reduzir a fila de espera do BPC, um problema que constava como de alto risco no relatório do TCU durante a transição governamental. Agora, nosso foco será estruturar melhor essa política pública”, explica João Paulo Santos.

O episódio completo do Fala MDS discute esse e outros temas, como os dois grupos de trabalho já existentes.

O podcast é publicado semanalmente às sextas-feiras e pode ser acessado em plataformas como Spotify, Amazon Music, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O conteúdo também é distribuído para rádios de todo o país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.