Baleia Beluga que seria espiã russa de Putin é encontrada morta
Uma baleia da espécie beluga foi encontrada morta na baía de Risavika, no sul da Noruega, no último sábado (30). O animal, conhecido pelo apelido de Hvaldimir, tinha sido visto pela primeira vez em 2019, no norte do país, próximo às águas russas. A informação foi divulgada pela empresa de radiodifusão norueguesa NRK.
A baleia, que pesava mais de 1.200 kg e media 4,2 metros de comprimento, possuía um dispositivo de monitoramento e uma coleira que lembrava uma pequena câmera.
O equipamento carregava uma inscrição que dizia “equipamento de São Petersburgo”, o que gerou especulações sobre uma possível ligação com atividades de espionagem russa. A Marinha da Rússia já é conhecida por utilizar animais marinhos, como golfinhos, em operações militares.
Sebastian Strand, biólogo marinho da ONG Marine Mind e responsável por monitorar a baleia, confirmou à NRK que o corpo de Hvaldimir será examinado para determinar a causa da morte.
Segundo Strand, a baleia era conhecida por sua interação frequente com humanos e havia sido avistada diversas vezes em águas norueguesas desde seu primeiro registro em 2019.