Aviso urgente: brasileiros de 65, 66, 67, 68, 69 anos para cima não terão este benefício; veja o que foi confirmado!
13º salário do INSS para agosto deste ano. Além disso, a expectativa é que a segunda parcela saia em novembro.
Essa mudança ocorre após o Governo Lula ter antecipado o pagamento do 13º salário em 2023, o que beneficiou mais de 32,5 milhões de pessoas e injetou aproximadamente R$ 62,6 bilhões na economia durante maio e junho daquele ano.
Quem tem direito ao 13º do INSS?
Aposentados, pensionistas e outros segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário têm direito ao 13º salário do INSS. Contudo, os que recebem benefícios do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não se incluem nesse grupo.
Em 2023, estavam aptos a receber o 13º salário, os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam:
- Auxílio por incapacidade temporária;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão.
Mais detalhes sobre o BPC
O BPC LOAS foi estabelecido para atender grupos específicos de pessoas, com critérios definidos pelo Governo Federal. Existem dois grupos abrangidos por esse benefício, e o processo de solicitação é simplificado.
- Idosos acima de 65 anos: Indivíduos com 65 anos ou mais podem se qualificar para o BPC LOAS e pleitear o benefício. A idade é um critério crucial para a elegibilidade.
- Pessoas com deficiência (PCDs): Também são contempladas pelo BPC LOAS pessoas com alguma forma de deficiência que as impeça de trabalhar, incluindo deficiências físicas, mentais, visuais, auditivas, entre outras. Nesse caso, é possível solicitar tendo menos de 65 anos.