Atenção Aposentados: INSS Notifica Segurados Ausentes via Aplicativo ou Bancos; Veja lista
Desde de janeiro de 2023, os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisam mais comparecer ao banco para realizar a prova de vida anual.
Agora, é responsabilidade do INSS confirmar a vida do segurado, conforme estipulado na portaria 1.408. O Instituto utiliza bases de dados de órgãos públicos e privados para verificar a existência dos segurados, através do cruzamento de informações.
No entanto, cerca de 4.351.557 pessoas nascidas entre nos meses de janeiro, fevereiro e março serão solicitadas a realizar a comprovação de vida, pois o INSS não conseguiu confirmar sua existência em nenhuma base de dados.
Quando o INSS não consegue realizar a comprovação de vida, é enviado uma notificação através do aplicativo Meu INSS, Central 135 e/ou notificação bancária, informando ao beneficiário que a prova de vida ainda não foi realizada.
Até agora, 3.089.043 pessoas nascidas em janeiro e fevereiro já foram notificadas, e nesta quinta-feira (1º), será a vez de 1.262.514 pessoas nascidas em março.
Se, após 60 dias da notificação, não for realizada a prova de vida, o pagamento do benefício poderá ser bloqueado. Durante esse período, o segurado pode fazer a prova de vida através do aplicativo Meu INSS, site, rede bancária ou em uma agência do INSS.
INSS: O que vale como comprovante para ser localizado na base de dados?
- Acessar o aplicativo Meu INSS ou apps que tenham certificação e controle de acesso
- Atendimento em Agência da Previdência Social
- Receber pagamento de benefício com biometria
- Fazer empréstimo consignado com biometria
- Fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico)
- Os segurados ainda podem realizar a prova de vida presencialmente, em agências bancárias e unidades do INSS